Consórcio Nordeste defende energias renováveis e construção de linhas de transmissão para impulsionar o desenvolvimento sustentável da região

Consórcio Nordeste defende energias renováveis e construção de linhas de transmissão para impulsionar o desenvolvimento sustentável da região

O presidente do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste (Consórcio Nordeste) e governador da Paraíba, João Azevêdo, defendeu em reunião realizada na última sexta-feira (5), em Fortaleza, a construção de linhas de transmissão e a prorrogação das outorgas já concedidas às empresas do setor das energias renováveis na região. O objetivo é garantir emprego, renda e desenvolvimento sustentável para a região.

Durante a reunião, o ministro das Minas e Energia, Alexandre Silveira, apresentou o Plano de Investimentos em Transmissão de Energias, que busca dotar a região de uma infraestrutura de conexão para consolidar o desenvolvimento da região. Para João Azevêdo, é necessário que as linhas de transmissão sejam construídas e o prazo de construção seja compatível com as outorgas já emitidas para que a geração de empregos seja mantida na região.

Além disso, o presidente do Consórcio Nordeste destacou a importância do diálogo com o governo federal para pleitear as demandas dos estados. Segundo ele, a região tem todas as condições de fornecer energias renováveis não só para o país, mas para o mundo, já que pode produzir energias solar e eólica a baixo custo.

Também participaram da reunião os governadores Elmano de Freitas (Ceará), Carlos Brandão (Maranhão), Rafael Fonteles (Piauí), as governadoras Fátima Bezerra (Rio Grande do Norte) e Raquel Lyra (Alagoas), além do vice-governador Geraldo Júnior (Bahia).

A discussão sobre energias renováveis é de extrema importância para a região, que tem um grande potencial nesse setor. A construção de linhas de transmissão e a prorrogação das outorgas já concedidas podem garantir o desenvolvimento sustentável da região e a geração de empregos de forma consciente e responsável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *