Desgaste internacional? Presidente da Ucrânia não apareceu em reunião com Lula após cúpula do G7

Desgaste internacional? Presidente da Ucrânia não apareceu em reunião com Lula após cúpula do G7

De acordo com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensk, não apareceu para o encontro bilateral entre os dois que aconteceria após o fim da cúpula do G7. O mandatário brasileiro afirmou que Zelensky se atrasou, ocasionando na não realização da reunião.

“Nós tínhamos uma entrevista [sic] bilateral com a Ucrânia às 3 horas da tarde [horário local]. Nós tínhamos a informação de que eles tinham atrasado, enquanto isso, atendi o presidente do Vietnã. Quando o presidente do Vietnã foi embora, a Ucrânia não apareceu. Certamente, teve outro compromisso e não pode vir aqui. Foi simplesmente isso que aconteceu”, alegou Lula.

O ocorrido se dá em meio a um período de tensões com a Ucrânia por parte de Lula, que fez declarações que não agradaram muito ao lado ucraniano da guerra.

O presidente brasileiro ainda afirmou que seu posicionamento sobre o conflito persiste: “Eu ouvi atentamente o discurso do Zelensky no encontro. Ele, certamente, ouviu o meu discurso atentamente no encontro. E, eu continuo com a mesma posição que eu estava antes. Eu estou tentando, com outros países, com a índia, a China, a Indonésia e outros países, construir um bloco para tentar construir uma política de paz no mundo. O mundo não está precisando de guerra. O mundo está precisando de paz, de tranquilidade, para que o mundo volte a crescer para distribuir riqueza para o povo pobre”.

O fato de a reunião não ter acontecido desagradou Lula: “Eu gostaria de encontrar com ele e discutir o assunto. O Zelensky é maior de idade, ele sabe o que ele faz”. “Mas não faltará oportunidade para a gente. Quando eu perceber que eles querem negociar, eu quero dizer que eu estou pronto”, completou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *