Ex-senadora Heloísa Helena critica o governo Lula por descumprimento de promessas e compra de apoio político

Ex-senadora Heloísa Helena critica o governo Lula por descumprimento de promessas e compra de apoio político

Durante visita à Paraíba, Heloísa Helena (REDE) expressa descontentamento com a falta de debate político e acordos promíscuos entre governo e parlamentares

Em sua visita ao estado da Paraíba, a ex-senadora de Alagoas, Heloísa Helena, filiada à Rede Sustentabilidade (REDE), fez críticas contundentes à idolatria política direcionada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva por parte de alguns brasileiros. Em entrevista, Heloísa afirmou que o Governo Federal não vem cumprindo as promessas feitas durante a campanha eleitoral e que a estratégia de compra de apoio parlamentar é recorrente.

Durante a entrevista, a ex-senadora lamentou a ausência de um debate político aprofundado durante as eleições de 2022, o que contribui para que o atual governo continue governando por meio da compra de apoio político e constantemente ameace uma “volta de Bolsonaro”.

“Entendo que a idolatria política é muito ruim. Nada foi discutido [em 2022]. Ela impede que as pessoas possam discutir um projeto nacional e leva a uma fratura no país e nas famílias. O centrão só tem força porque os presidentes da República conferem cargos, prestígios e poder a ele. Se você vai apresentar projetos que não se coadunam com o que você pactuou socialmente na campanha, aí você vai comprar parlamentar, como tem sido feito”, declarou Heloísa Helena.

A ex-senadora também destacou que, ao longo de seus anos trabalhando com política, nunca presenciou um acordo entre o Governo Federal e parlamentares resultar na aprovação de projetos que efetivamente melhorassem a qualidade de vida da população. Para ela, o jogo político no Brasil é marcado por uma “promiscuidade”.

“A promiscuidade política é tanta que, embora haja independência entre os Poderes, é comum a prática de compra de parlamentares para se manter no poder, e as pessoas começam a achar isso algo natural. Nunca vi um acordo feito no Congresso para aprovar algo benéfico para o povo. Nunca vi ser para discutir o piso nacional da saúde, da educação, da segurança pública. Sempre é para comprar parlamentar, impedir a abertura de CPIs ou apoiar projetos que não estão de acordo com o que foi prometido durante a campanha”, criticou a ex-senadora.

Heloísa Helena ressaltou a importância de um debate político saudável, baseado em propostas concretas e na transparência com os eleitores. Ela defende que é necessário romper com a prática de acordos obscuros entre o Executivo e o Legislativo, a fim de garantir uma governança mais ética e voltada para o interesse público.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *