João Azevêdo e Adriano Galdino tecem críticas a Romeu Zema por tentativa de inferiorização do Nordeste

João Azevêdo e Adriano Galdino tecem críticas a Romeu Zema por tentativa de inferiorização do Nordeste

O governador da Paraíba e presidente do Consócio Nordeste, João Azevêdo (PSB), e o Presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano Galdino (Republicanos), emitiram concisos recados direcionados às declarações dadas pelo governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), na tentativa de inferiorizar o Nordeste e dar protagonismo ao bloco Sul-Sudeste.

Em entrevista ao jornal “Estado de S. Paulo”, Zema disse que o Bloco Cossud (Consórcio Sul-Sudeste) vai buscar o protagonismo econômico e político dos estados que o compõe e comparou o Nordeste à “vaquinhas que produzem pouco”.

Em nota, João Azevêdo alertou o tom preocupante da declaração do governador mineiro: “demonstra uma leitura preocupante do Brasil. Ao defender o protagonismo do Sul e Sudeste, indica um movimento de tensionamento com o Norte e o Nordeste, sabidamente regiões que vem sendo penalizadas ao longo das últimas decanas dos projetos nacionais de desenvolvimento.”

A nota segue em um posicionamento firme contra as palavras de Zema, chamada de “separatistas” pelo governador paraibano: “Negando qualquer tipo de lampejo separatista, o Consórcio Nordeste imediatamente anuncia em seu slogan que é uma expressão de “O Brasil que cresce unido”. Enquanto Norte e Nordeste apostam no fortalecimento do projeto de um Brasil democrático, inclusivo e, portanto, de união e reconstrução, a referida entrevista parece aprofundar a lógica de um país subalterno, dividido e desigual.”

João enfatiza que o Consórcio Nordeste não tem o objetivo de gerar conflitos com o resto do país: “É importante reafirmar que a união regional dos estados Nordeste e, também, os do Norte, não representa uma guerra contra os demais estados da federação, mas uma maneira de compensar, pela organização regional, as desigualdades históricas de oportunidades de desenvolvimento.”

Outro posicionamento de destaque é o do presidente da ALPB, deputado Adriano Galdino, que também criticou as falas de Romeu Zema: “Enquanto nós defendemos mais dignidade para o nosso povo com políticas públicas, o governador Zema busca um caminho contrário à união que tanto precisamos neste momento. Precisamos de políticos que lutem por melhores condições de vida para a população e não que pregue este tipo de desunião e preconceito.”

 

Fotos de capa: Divulgação/Reprodução/Portal T5/RTC/Internet/Agência Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *