Eleições 2026: Adriano Galdino lidera como favorito para sucessão de João Azevêdo, revela enquete

Eleições 2026: Adriano Galdino lidera como favorito para sucessão de João Azevêdo, revela enquete

Durante a última semana, de 14 a 21 de agosto, o Portal Bastidores da Política PB realizou uma pesquisa de opinião para avaliar as preferências dos eleitores em relação aos possíveis nomes que podem disputar a sucessão do governador João Azevêdo em 2026. A indagação central da enquete foi direta: ‘Qual destes nomes você votaria para o Governo do Estado, se as eleições fossem hoje?’

A sondagem incluiu uma lista diversas figuras políticas, representando diferentes partidos e correntes ideológicas. Os nomes apresentados para consideração foram os seguintes: Adriano Galdino (Republicanos), Aguinaldo Ribeiro (Progressistas), Bruno Cunha Lima (PSD), Cícero Lucena (Progressistas), Daniella Ribeiro (PSD), Deusdete Queiroga (PSB), Efraim Filho (União Brasil), Hugo Motta (Republicanos), Lucas Ribeiro (Progressistas), Nilvan Ferreira (PL), Pedro Cunha Lima (PSDB), Ricardo Coutinho (PT) e Romero Rodrigues (Podemos).

A pesquisa de opinião revelou um claro panorama das preferências dos participantes. O deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano Galdino, conquistou a liderança, com 35% dos votos totais (850 votos). Em segundo lugar, o atual vice-governador Lucas Ribeiro recebeu 13% da preferência (321 votos), seguido pelo senador Efraim Filho, que acumulou 11% dos votos (262 votos).

Em análise continuada, o ex-governador Ricardo Coutinho alcançou 9% (218 votos), enquanto o ex-deputado federal Pedro Cunha Lima recebeu 8% (198 votos). O deputado federal Hugo Motta conquistou 5% (133 votos), e o deputado federal Romero Rodrigues foi mencionado por 4% dos participantes (110 votos). O ex-apresentador Nilvan Ferreira e o atual prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, obtiveram ambos 3% dos votos, correspondendo a 80 e 77 votos, respectivamente. O secretário de Estado Deusdete Queiroga obteve 2% da preferência (53 votos).

Por fim, três nomes encerraram a lista com 1% dos votos: a senadora Daniella Ribeiro, com 26 votos, o prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima, com 23 votos, e o deputado federal Aguinaldo Ribeiro, com 19 votos.

A pesquisa atraiu uma participação expressiva, totalizando 2.455 votos ao longo da semana em que esteve disponível.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *