Ministério da Saúde explica por que Faustão teve prioridade na fila de transplante de coração

Ministério da Saúde explica por que Faustão teve prioridade na fila de transplante de coração

Neste domingo (27) o apresentador Fausto Silva recebeu um doador e teve o seu transplante de coração realizado. A velocidade da ‘fila’ fez muitas pessoas se questionarem sobre o método utilizado para que ele conseguisse um órgão compatível através do sistema público de saúde brasileiro, onde diversas pessoas passam longos meses enfrentando a fila para serem atendidas. Diante dessa situação, o Ministério da Saúde divulgou uma nota explicando os motivos pelos quais Faustão teria recebido o transplante com certa agilidade.

De acordo com a nota, a gravidade do caso do apresentador e a compatibilidade do órgão foram os critérios determinantes utilizados na decisão: “Neste domingo (27), mais um paciente na capital paulista foi contemplado com um transplante cardíaco, neste caso, também priorizado na fila de espera em razão de seu estado muito grave de saúde, o apresentador Fausto Silva. […] A listra de transplantes é única e vale tanto para os pacientes do SUS quanto para os da rede privada. A lista de espera por um órgão funciona baseada em critérios técnicos, em que triagem sanguínea, compatibilidade de peso e altura, compatibilidade genética e critérios de gravidade distintos para cada órgão determinam a ordem de pacientes a serem transplantados.”

A nota ainda informa que quando os critérios técnicos são semelhantes, a ordem cronológica de cadastro é utilizada como desempate e os pacientes em seu estado crítico são atendido com prioridade.

 

Foto de capa: Divulgação/Reprodução/Imagem disponível na internet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *