Cícero Lucena apresenta projeto de terceirização de serviços em João Pessoa

Cícero Lucena apresenta projeto de terceirização de serviços em João Pessoa

A Prefeitura de João Pessoa lançou, na última terça-feira (29), o programa JP Parcerias, que tem como objetivo estabelecer parcerias com empresas privadas para gerir serviços públicos por meio de Parcerias Público-Privadas (PPPs). O programa tem como primeira etapa a gestão de cemitérios públicos e estacionamentos, incluindo a revitalização do sistema Zona Azul.

O plano também prevê a concessão de serviços como fornecimento de Energia Solar, manutenção de Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), administração do Hospital Trauminha de Mangabeira e gestão de parques públicos.

Com a formalização dos contratos, as empresas serão responsáveis pelo investimento, operação e manutenção dos equipamentos públicos envolvidos.

Todos esses projetos serão submetidos a um período de consulta pública, com duração de 30 dias, para que a população possa analisar e opinar. Durante o lançamento do programa, o prefeito Cícero Lucena (PP) reconheceu a possibilidade de críticas e incentivou a contribuição da população.

“Sabemos que haverá pessoas contrárias a essa medida. E isso é positivo, porque essas opiniões podem trazer contribuições valiosas, desde que o foco seja o benefício da população. Sempre que se busca inovar, há quem, por falta de conhecimento, se posicione contra. Mas, cabe aos que estão comprometidos com o futuro da cidade discutir algo que seja moderno”, declarou o prefeito.

Em relação aos cemitérios, Cícero explicou que a empresa vencedora terá que implementar melhorias. “É de amplo conhecimento as dificuldades que enfrentamos na administração dos cemitérios. Esse projeto abrange a concessão dos cemitérios existentes, incluindo reformas, manutenção, segurança e administração integral. Além disso, haverá convocação para a construção de um novo cemitério, preferencialmente na região de maior crescimento em João Pessoa, entre Valentina e Mangabeira”, anunciou o prefeito.

O setor de saúde está incluído na segunda etapa do programa de concessões. Lucena adiantou que há previsão de parceria com a gestão privada para novas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) a serem construídas no Bairro das Indústrias e Costa e Silva.

“O investimento para a construção será de responsabilidade do setor privado. A gestão desse modelo tem obtido sucesso em várias experiências, um formato que tem funcionado bem. Não estaremos gerenciando as unidades, mas sim cobrando o que foi estabelecido”, enfatizou.

Foto/Reprodução: Redes Sociais – Cícero Lucena

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *