Lula vai à Índia para participar de cúpula do G20; Brasil vai assumir a presidência rotativa do bloco durante 2024

Lula vai à Índia para participar de cúpula do G20; Brasil vai assumir a presidência rotativa do bloco durante 2024

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarca com destino à capital da Índia na próxima quinta-feira (7), para participar da Cúpula do G20, grupo que reúne as 19 nações com a maior economia do mundo e a União Europeia. A comitiva brasileira embarca logo após o desfile do Dia da Independência, na Esplanada dos Ministérios. A reunião entre os líderes ocorrerá nos dias 9 e 10 de setembro.

A cúpula é o ponto alto das atividades do grupo e marcará também a reta final da presidência rotativa do bloco, que atualmente está com a Índia, mas a partir do dia 1º de dezembro será assumida pelo governo brasileiro. O evento contará com inúmeras reuniões, realizadas também entre diferentes líderes.

Estão previstas pelo menos três sessões temáticas dentro da programação oficial, que abordarão assuntos como desenvolvimento verde sustentável, visto que o governo de Lula busca resolver alguns impasses ambientais relatados pelos europeus. O evento também terá reuniões bilaterais entre diferentes líderes.

Conforme toda cúpula do G20, haverá uma cerimônia de transferência da liderança do grupo, que envolve diretamente Narendra Modi, o primeiro-ministro da Índia e o presidente Lula. O pronunciamento do presidente brasileiro está previsto para as duas primeiras sessões e no encerramento do encontro, quando Lula deverá apresentar as prioridades e os desafios da futura presidência brasileira a partir de 1º de dezembro deste ano.

A presidência rotativa sob gestão brasileira no G20 vai até o fim de 2024, quando uma nova cúpula será realizada no Brasil, para definir a próxima governança.

Foto de capa: Divulgação/Reprodução/Joédson Alves/Agência Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *