MPE solicita cassação de diplomas e inelegibilidade de prefeita, vice e vereador eleitos em cidade da Paraíba

MPE solicita cassação de diplomas e inelegibilidade de prefeita, vice e vereador eleitos em cidade da Paraíba

O Ministério Público Eleitoral (MPE) ajuizou uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) pedindo a cassação dos diplomas de Daniela Rodrigues Ribeiro (prefeita eleita de Mulungu), Joana D´Arc Rodrigues Bandeira (vice-prefeita eleita) e Leonel Soares de Souza Moura (vereador eleito), todos acusados de abuso de poder político e captação ilícita de votos. O ex-prefeito Dyego Maradona Assis de Moura, José Leonel de Moura (chefe de gabinete) e José Ribeiro Rodrigues (esposo de Daniela) também são réus na ação.

A ação, conduzida pela promotora Jaine Aretakis Didier, resultou de denúncias de assédio eleitoral. Segundo o MPE, Dyego Maradona usou sua posição para demitir servidores não apoiadores e favorecer aliados com contratações temporárias em período vedado, visando beneficiar as candidaturas.

Foram apresentadas provas de que candidatos ameaçaram servidores de demissão e não pagamento de salários caso não apoiassem suas campanhas. Aproximadamente 30 servidores denunciaram demissões e ameaças ao MPE.

O MPE também aponta pagamentos irregulares para novos contratados feitos fora da folha oficial. Em vista dos abusos, o órgão pede a cassação dos diplomas, inelegibilidade dos envolvidos e anulação dos votos nas eleições de 2024.