Wellington Roberto se autodeclarou negro, mas foi identificado como branco

Wellington Roberto se autodeclarou negro, mas foi identificado como branco

O deputado federal eleito, Wellington Roberto (PL-PB), consta na lista dos parlamentares que se autodeclararam negros, mas são brancos, na primeira eleição em que os partidos foram obrigados, após uma decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em destinar de forma proporcional às campanhas de candidatos negros o dinheiro dos fundos partidário e eleitoral, como ação afirmativa.

O levantamento foi feito pelo site UOL e mostra que como o deputados, outros também foram identicados como brancos pela banca de heteroidentificação racial, que se trata de um método usado para evitar fraudes nas cotas raciais contratada pelo veículo de imprensa.

No papel, os partidos de direita são os que mais elegeram deputados federais autodeclarados negros. Juntos, PL, Republicanos, União Brasil e PP têm 57% dos eleitos deste grupo racial.

Eles também são os que mais tiveram as identidades raciais de seus eleitos contestadas pela banca de heteroidentificação. Entre eles estão o atual presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL); o segundo mais votado no Ceará, Júnior Mano (PL-CE); e Wellington Roberto (PL-PB), reeleito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *