FAMUP entrará na justiça para evitar perda de recursos do FPM para 18 municípios paraibanos

FAMUP entrará na justiça para evitar perda de recursos do FPM para 18 municípios paraibanos

A Federação das Associações de Municípios da Paraíba (FAMUP) irá entrar com uma ação coletiva para defender os municípios que correm o risco de perder recursos do Fundo Participação dos Municípios (FPM) por não atingirem o coeficiente individual. Na Paraíba há 18 cidades que estão na iminência de perder R$ 90 milhões por registrarem redução populacional no Censo 2022.

De acordo com o presidente da FAMUP, George Coelho, “É algo grave porque o censo demográfico do IBGE não foi finalizado e foi entregue um relatório ao Tribunal de Contas da União (TCU), mas a legislação é clara em não mexer no coeficiente enquanto o censo não está fechado”.

A distribuição dos recursos aos municípios é feita de acordo com o número de habitantes, onde são fixadas faixas populacionais e condicionados ao recenseamento do IBGE. O FPM é uma transferência constitucional (CF, Art. 159, I, b), da União para os Estados e o Distrito Federal, composto de 22,5% da arrecadação do Imposto de de Renda (IR) e do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).

Confira as cidades que devem perder recursos por redução da população:

  1. Água Branca
  2. Arara
  3. Barra de Santa Rosa
  4. Bayeux
  5. Belém
  6. Bonito de Santa Fé
  7. Cachoeira dos Índios
  8. Cacimba de Dentro
  9. Cruz do Espírito Santo
  10. Imaculada
  11. Itabaiana
  12. Itaporanga
  13. Juripiranga
  14. Natuba
  15. Nova Floresta
  16. Pirpirituba
  17. Sumé
  18. Tacima