O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, revogou nesta quarta-feira (15) o afastamento do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha.
Com essa decisão, Ibaneis volta a exercer o cargo da chefia do executivo do Distrito Federal de maneira imediata.
O afastamento do governador foi determinado pelo próprio Alexandre de Moraes, após a ataque anti-democrático de 8 de janeiro deste ano, quando vândalos invadiram os prédios dos Três Poderem em Brasília. Na ocasião, Ibaneis foi suspeito por omissão na segurança pública do DF.
O prazo de afastamento determinado pelo ministro, seria de 90 dias.
Para determinar a decisão, Moraes escreveu: “Revogo a medida cautelar imposta a Ibaneis Rocha Barros Júnior, determinando seu retorno imediato ao exercício integral das funções do cargo de governador do Distrito Federal”.
Ele disse ainda que com o decorrer das investigações, o governador poderá ainda ser afastado: “Observe-se, ainda, que o presente inquérito seguirá seu curso regular, com a realização das diligências necessárias pela Polícia Federal para a conclusão do feito e envio à Procuradoria Geral da República e […] a medida cautelar poderá, de ofício ou a pedido das partes, voltar a ser decretada, se sobrevierem razões que a justifiquem”.
Após o anúncio da decisão, Ibaneis comemorou seu retorno ao cargo: “Aguardei com muita paciência, resiliência e confiança na Justiça do meu país esse momento de retorno ao cargo, que assumi pela vontade do povo do Distrito Federal”, escreveu.
Fonte: G1.