Pesquisa revela que aprovação de Lula supera a de Bolsonaro, mas perde para seus mandatos anteriores

Pesquisa revela que aprovação de Lula supera a de Bolsonaro, mas perde para seus mandatos anteriores

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Ipec e divulgada pelo Jornal O Globo, o presidente Lula (PT) superou os índices de aprovação do Governo Bolsonaro no início do mandato. Apesar disso, os eleitores ainda não se demonstram tão otimistas como nos outros mandatos anteriores do petista.

Os dados divulgados expressam que 41% dos eleitores consideram a administração de Lula ótima ou boa nesse início de governo. 24% avaliam a gestão como ruim ou péssima. Outros 30% dizem que consideram o governo regular.

Lula tem mais expressividade percentual em aprovação na Região Nordeste, equivalendo a 53% de bom ou ótimo, região historicamente de fundamental importância para a sua eleição. Entre os mais pobres, 50% o aprovam, sendo essa classe a que ele mais enfatizou em seus discursos ao longo da campanha eleitoral e tendo realizado políticas públicas em prol. Os mais ricos são os que mais o reprovam, totalizando 36% de índices negativos.

Nesse mesmo estágio do governo, em Março de 2019, o presidente Bolsonaro possuía uma avaliação positiva menos expressiva que a de Lula, com diferença percentual de 7 pontos: 34% do eleitorado considerava sua administração boa ou ótima. Na avaliação negativa, ruim ou péssima, os dois empatam em termos percentuais, 24%.

O melhor momento do governo Bolsonaro, no que diz respeito à sua aprovação, foi em seu primeiro mês à frente do poder executivo nacional, quando atingiu 49% de aprovação. Após isso, o valor máximo de bom ou ótimo que conseguiu atingir foi em setembro de 2020, com 40%, momento que coincide com o pagamento do Auxílio Emergencial pago na Pandemia de Covid-19.

Como foi mencionado, apesar da aprovação superior do atual presidente em relação ao seu antecessor, no mesmo período do governo, o povo brasileiro não avalia o governo Lula tão positivamente como em seus mandatos anteriores. Em março de 2003, no início de seu primeiro mandato, Lula atingiu uma aprovação de 51%, com uma reprovação de apenas 7 pontos percentuais. Neste mesmo momento, em seu segundo mandato (2007), ele possui 49% de bom ou ótimo e 16% de reprovação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *