Após ocorrência de chuvas no final de semana, Paraíba registra açudes sangrando e Inmet emite alerta

Após ocorrência de chuvas no final de semana, Paraíba registra açudes sangrando e Inmet emite alerta

Pelo menos quarto açudes ultrapassaram a capacidade máxima de armazenamento de água e estão sangrando na Paraíba. A recarga nos reservatórios ocorreu a partir do registro de chuvas intensas no estado durante o fim de semana.

O monitoramento da Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa) mostra ainda que 83 reservatório estão com volume dentro da normalidade.

Em Carrapateira, no Sertão, o Açude Bom Jesus, atingiu 107,89 da capacidade e está sangrando desde o último dia 15. Já o Açude Cafundó, em Serra Grande, começou a sangrar no sábado (18).

Na sexta-feira sangrou o Açude São José II, em Monteiro. Domingo (19), Dia de São José, o açude Vazante, em Diamante, também sangrou.

Para esta segunda-feira (20) a previsão é de que ocorra mais chuvas no território paraibano. De acordo com Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), aumentou o perigo de chuvas intensas.

Segundo o órgão, deve haver chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h). Risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

As instruções é que, em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Se possível, desligar aparelhos elétricos e quadro geral de energia.

Caso necessite, procurar informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *