Presidente do TRE-PB diz que Inteligência Artificial ajudará a combater Fake News

Presidente do TRE-PB diz que Inteligência Artificial ajudará a combater Fake News

A presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), desembargadora Maria de Fátima Bezerra Cavalcanti Maranhão disse que a Inteligência Artificial será uma das formas de combater as Fake News. Em reunião na semana passada dos presidentes de Regionais no Tribunal Superior Eleitoral, com o presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, para discutir estratégias para as eleições municipais de 2024, a desembargadora disse que

“O ministro solicitou que todos os presidentes de TREs fizessem um trabalho junto com o setor de Tecnologia da Informação e juízes afetos à questão de informática para que pudéssemos apresentar sugestões contra as fake news. O que vamos fazer é um grande desafio não só para a Justiça Eleitoral, mas para todo brasileiro, é aprimorar a Inteligência Artificial. Temos três juízes que são muito dedicados à IA para combater as fake news e estão trabalhando nessa ferramenta e tenho certeza que a Paraíba muito em breve terá novidades neste sentido”, disse.

Entre os assuntos abordados, destacam-se: a atualização do parque de urnas eletrônicas; o combate à desinformação; ações na busca por uma legislação antidesinformação mais efetiva; a obrigatoriedade da biometria e a disponibilização da urna eletrônica, como apoio e suporte para entidades públicas organizadas e instituições de ensino, para que possam realizar suas eleições com sistema de eleição comprovadamente rápido, seguro e imune a fraudes.

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o Conselho Federal de Arquitetura e Urbanismo (Confea) e o Conselho Tutelar são exemplos de entidades de classe que costumam utilizar as urnas eletrônicas em seus pleitos; o Conselho Tutelar fará eleição em outubro próximo.

O TRE-PB já vem executando o planejamento integrado para as eleições 2024, com todas as unidades envolvidas no processo, supervisionando constantemente o andamento e o cronograma das ações, buscando garantir eficiência e eficácia na apuração dos votos e divulgação dos resultados de forma célere; o sucesso das eleições compreende a competência e o comprometimento dos envolvidos, magistrados, magistradas, servidoras, servidores, mesárias, mesários, técnicas, técnicos e órgãos fiscalizadores que trabalham em todas as etapas do processo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *