Com decisão do SFT para revisão do número de deputados federais nos estados, bancada paraibana pode sair prejudicada e caso ganha repercussão

Com decisão do SFT para revisão do número de deputados federais nos estados, bancada paraibana pode sair prejudicada e caso ganha repercussão

Nesta sexta-feira (28), o Supremo Tribunal Federal formou maioria para que o Congresso Nacional revise o número de deputados federais nos estados até o dia 30 de junho de 2025.

A revisão deverá ser realizada tomando como base os dados do Censo Demográfico 2022 do IBGE. Com isso, a Paraíba pode perder duas cadeiras na Câmara dos Deputados em Brasília, saindo de 12 para 10 parlamentares federais.

O Rio de Janeiro perderia 4 vagas. Os estados que podem perder dois deputados são o seguintes: Bahia, Rio Grande do Sul, Piauí e Paraíba. Já Pernambuco e Alagoas podem perder uma vaga cada.

Enquanto isso, São Paulo conta com a representação de 70 vagas na Câmara Federal.

A decisão de reaver essa distribuição causou repercussão e alerta dentre as autoridades políticas paraibanas. O governador João Azevêdo comentou que observa a decisão como preocupante, o que pode causar uma sub-representação do povo paraibano na Câmara Federal. O deputado Federal Damião Feliciano e a Senadora Daniella Ribeiro também se demonstraram preocupados com a decisão.

Adriano Galdino, presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, afirmou que o estado deve sair prejudicado caso o número de vagas federais seja reduzido: “Diminuir deputados federais significa diminuir recursos para a Paraíba”.

 

Foto de capa: Divulgação/Reprodução/Agência Câmara.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *