Confira como devem votar os senadores paraibanos na indicação de Flávio Dino ao STF

Confira como devem votar os senadores paraibanos na indicação de Flávio Dino ao STF

Nesta quarta-feira (13) acontecem sabatinas na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) no Senado Federal, com o Ministro da Justiça, Flávio Dino (PSB), e o jurista Paulo Gounet, indicados pelo presidente Lula (PT) ao Supremo Tribunal Federal (STF) e à Procuradoria Geral da República (PGR), respectivamente. Os dois nomes precisam passar pela aprovação dos Senadores da República para que se consolidem nos cargos indicados pelo presidente ou não.

Veja também: Aos risos, Flávio Dino e Sérgio Moro se abraçam durante sabatina no Senado; confira as fotos

Diante disso, é importante analisar, antes da votação, o placar de votos favoráveis e contrários às indicações dos senadores que já se pronunciaram a respeito. O jornal Estadão fez um levantamento com essas informações consultando os parlamentares.

Sobre a indicação de Flávio Dino, o levantamento, que fez uma relação das pretensões de voto de 74 senadores entrevistados – de um total de 81 -, sinaliza uma votação apertada, pois, 26 deles afirmaram que devem votar a favor da indicação, enquanto 23 se posicionaram contrários e 25 preferiram não antecipar seus votos.

Veja também: O melhor mandato do Congresso Nacional em 2023 é da Paraíba: Efraim Filho conquista 1° lugar no Ranking dos Políticos; confira

Sobre o voto dos três senadores paraibano, Daniella Ribeiro (PSD), Efraim Filho (União Brasil) e Veneziano Vital do Rêgo (MDB), apenas dois se posicionaram ao Estadão. Segundo o jornal, Daniella deverá votar SIM tanto para a indicação de Dino, quando para a de Gounet; Efraim preferiu não antecipar seu voto ao jornal; e Veneziano também declarou voto favorável às duas indicações.

 

Foto de capa: Divulgação/Reprodução/Waldemir Barreto/Agência Senado/União Brasil/Jefferson Rudy/Agência Senado.