Decisão histórica: PT vai apoiar Guilherme Boulos para prefeitura de São Paulo em 2024 e deve indicar Ana Estela Haddad como vice na chapa

Decisão histórica: PT vai apoiar Guilherme Boulos para prefeitura de São Paulo em 2024 e deve indicar Ana Estela Haddad como vice na chapa

Pela primeira vez na história, o Partido dos Trabalhadores não vai lançar candidatura própria para disputar a prefeitura de São Paulo em 2024. O PT decidiu por apoiar o nome do deputado federal Guilherme Boulos (PSOL). A decisão faz parte de um acordo político firmado nas eleições de 2022, quando Boulos concordou em retirar seu nome da disputa pelo governo do estado de São Paulo e apoiar Fernando Haddad (PT), atualmente Ministro da Fazenda.

O PT vem se recuperando de uma fase de grande fragilidade, ocasionada desde o impeachment da ex-presidenta Dilma Rousseff em 2016 e intensificado com a eleição de Jair Bolsonaro em 2018. Um exemplo desse cenário adverso é o fato de que, em 2020, o partido não conseguiu eleger nenhum prefeito em capitais brasileiras.

Com a ascensão de Lula ao poder diante das eleições de 2022, a imagem política do partido tem se reconstruído, o que poderia facilitar a obtenção de êxito de nomes como o de Fernando Haddad na disputa por São Paulo, já que em 2022, na disputa pelo governo estadual, o ministro da fazenda saiu à frente da Tarcísio de Freitas no município. Apesar disso, o combinado com Boulos deve ser cumprido, e o PT deve entrar na disputa indicando o nome à vice.

O nome da professora e pesquisadora Ana Estela Haddad, esposa do Fernando Haddad, é um dos mais cogitados para formar a chapa com Boulos em 2024.

 

Foto de capa: Carla Carniel/Reuters.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *