Deputado federal do PT pede exoneração de Roberto Campos Neto do Banco Central

Deputado federal do PT pede exoneração de Roberto Campos Neto do Banco Central

Lindbergh Farias, deputado federal pelo Rio de Janeiro e membro do Partido dos Trabalhadores (PT), natural da Paraíba, protocolou um pedido junto ao Conselho Monetário Nacional (CMN) para afastar Roberto Campos Neto de sua posição como presidente do Banco Central do Brasil.

Em uma postagem em sua conta pessoal no Twitter, o político expressou sua insatisfação, acusando Campos Neto de não cumprir os objetivos estabelecidos pela autoridade monetária em conjunto com o CMN, principalmente em relação às metas de inflação.

“Acabei de protocolar um pedido de afastamento de Campos Neto devido ao seu descumprimento dos objetivos do Banco Central, conforme estabelecido pelo Conselho Monetário Nacional. Ao manter a taxa de juros em 13,75%, Campos Neto prejudica os objetivos do BC de crescimento econômico e estímulo ao pleno emprego”, afirmou.

De acordo com a lei, somente o presidente da República, no Senado, pode solicitar o afastamento de Campos Neto.

Lindbergh Farias solicitou a exoneração ao CMN por meio de um ofício. O parlamentar indica que, caso o Conselho dê continuidade à denúncia, ela ainda precisará ser votada pelo Senado e requerer 41 votos. Esse mecanismo está descrito na Lei da autonomia do Banco Central.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *