Efraim defende reforma tributária em palestra na maior feira de automação da América Latina

Efraim defende reforma tributária em palestra na maior feira de automação da América Latina

Protagonista na defesa do empreendedorismo o senador paraibano, Efraim Filho, participou ontem (30) como palestrante da Feira Autocom, evento que é referência na área de automação na América Latina e acontece em São Paulo. Na ocasião ele defendeu a nova reforma tributária e uso das novas tecnologias como forma de desburocratização e redução de impostos.

Efraim discutiu as propostas de uma nova reforma tributária, com a unificação de impostos e novas alíquotas, diferentes setores se unem para acelerar a aprovação do projeto de simplificação tributária, que aguarda votação no Senado.

Como já passou pela Câmara dos Deputados, se aprovado, a proposta segue para sanção presidencial.

Efraim explica que proposta aproveita as novas tecnologias e substitui nove formulários por um; cria a Nota Fiscal Brasil Eletrônica e padroniza procedimentos. “Ela não trata da questão das alíquotas, que é a que causa mais confusão na discussão entre os Estados e entre os setores. A gente abre mão dessa discussão problemática para focar naquilo que une a todos, que é a simplificação e a desburocratização. E é por isso que esse projeto de lei é de ganha-ganha”, diz.

O senador destacou que a simplificação tributária vai ajudar, inclusive, na arrecadação. “Ela é boa para quem produz, para o consumidor e até para o governo. Porque mesmo que ele não mexa com as alíquotas e com a formalização, ele mexe com a simplificação, e a tendência é de que se aumente a base de arrecadação sem precisar aumentar impostos.”

Segundo um estudo feito pela Associação Brasileira de Tecnologia para o Comércio e Serviços (Afrac), os gastos com as obrigações acessórias, que incluem emissão e checagem de notas fiscais, chegam a R$ 152 bilhões por ano.

O senador destacou a presença do paraibano Renato Rodrigues, da Softcom: “Muito orgulho de ver esse empresário de sucesso levando o nome do nosso estado para o maior evento de automação comercial da América Latina”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *