Embate histórico: segundo turno das eleições argentinas é decidido hoje em duelo acirrado e cenário incerto

Embate histórico: segundo turno das eleições argentinas é decidido hoje em duelo acirrado e cenário incerto

No dia 22 de outubro o povo argentino foi às urnas para votar no nome que comandará o país pelos próximos anos. A eleição não foi decidida em primeiro turno e com isso seguiram para a batalha final o peronista, candidato de esquerda e atual Ministro da Economia, Sergio Massa, e o candidato de direita ultraliberal Javier Milei.

Veja também: Confira o que dizem as pesquisas eleitorais para eleição presidencial na Argentina às vésperas do segundo turno

Ao contrário do que apontava as pesquisas eleitorais, Massa despontou à frente no primeiro turno e conquistou 36,68% do votos argentinos. Milei obteve 29,98% e seguiu na segunda posição com o fim da apuração. Em terceiro lugar ficou a candidata conservadora Patricia Bullrich, com 23,83%. Para o segundo turno Patrícia declarou apoio a Javier Milei.

Ao longo da campanha de segundo turno, algumas estratégias dos dois candidatos afetaram de certa forma o Brasil. A equipe de Sergio Massa fez diversas propagandas vinculando a imagem de Milei ao ex-presidente da República Jair Bolsonaro (PL). Já Milei garantiu que, caso eleito, não terá relações diplomáticas com o presidente Lula (PT).

Veja também: Eduardo Bolsonaro é retirado do ar em TV argentina após defender porte e arma: “Por isso que os brasileiros, com lógica, tiraram seu pai do poder”

As pesquisas apontam, mais uma vez, liderança de Javier Milei. Caso Massa surpreenda as previsões como no primeiro turno, o cenário pode se inverter.

A votação teve início às 8h e deve ser encerrada ás 18h.

 

Foto de capa: Divulgação/Reprodução/Perfil Argentina/Alejandro Pagni/AFP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *