Escândalo financeiro: Ex-prefeita é apontada como responsável por desfalque milionário

Escândalo financeiro: Ex-prefeita é apontada como responsável por desfalque milionário

O Pleno do Tribunal de Contas do Estado, em sessão ordinária realizada nesta quarta-feira, responsabilizou a ex-prefeita de Diamante, Carmelita de Lucena Mangueira, pelos prejuízos aos cofres do município, no valor de R$ 1.979.599,32. A decisão foi tomada com base nas várias irregularidades apontadas pela Auditoria, após a análise de uma inspeção especial motivada por denúncias relacionadas aos exercícios de 2017, 2018 e 2019.

As irregularidades constatadas incluem despesas não comprovadas com locação de veículos, próteses dentárias e pagamentos de serviços à empresa Braço Forte. Além disso, foram encontrados indícios de fraude na documentação para obtenção de empréstimos consignados em nome de ocupantes de cargos comissionados, bem como um pagamento excessivo de remuneração ao então secretário de saúde, Wanderson Inácio Martins.

O Tribunal de Contas do Estado imputou um débito de R$ 10.020,00 ao ex-secretário, que deverá ser ressarcido no prazo de 60 dias. Além disso, o caso será encaminhado ao Ministério Público comum para avaliação da prática de atos de improbidade administrativa. O relator do processo foi o conselheiro Antônio Gomes Vieira Filho.

A decisão do Tribunal de Contas reforça a importância da transparência e da responsabilidade na gestão dos recursos públicos. A ex-prefeita Carmelita de Lucena Mangueira e o ex-secretário de saúde Wanderson Inácio Martins terão a oportunidade de apresentar suas defesas no processo, mas a Corte ressaltou a gravidade das irregularidades cometidas e a necessidade de ressarcimento aos cofres municipais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *