FAKE NEWS: Regina Duarte é punida por rede social após sucessivas postagens inverídicas

FAKE NEWS: Regina Duarte é punida por rede social após sucessivas postagens inverídicas

Com mais de 2,4 milhões de seguidores no Instagram, Regina Duarte levou uma punição da rede social por divulgar fake news constantemente. Desde a última quarta (1º), quem tenta seguir a ex-secretária especial de Cultura do governo de Jair Bolsonaro recebe um alerta da plataforma. “Tem certeza de que deseja seguir Regina Duarte?”, questiona o aviso, alegando que o material compartilhado na conta vai contra as diretrizes da empresa.

O Instagram alerta todos que apertam o botão “seguir” no perfil da atriz, oferecendo a opção de o usuário continuar ou cancelar a ação: “Esta conta publicou repetidamente informações falsas que foram analisadas por verificadores de fatos independentes ou que eram contra nossas Diretrizes da Comunidade”.

A artista quase não aparece na rede social: seu feed é tomado por recortes de vídeos e montagens falando sobre política, intercalados com fotos de plantas, trechos de apresentações de música clássica, receitas e dicas de cuidados domésticos. Mas entre o material divulgado por Regina, foram identificadas pelo Instagram repetidas notícias que não correspondem à realidade.

Um exemplo de fake news publicado pela artista aconteceu em janeiro, quando ela afirmou que a faixa presidencial recebida por Lula era falsa. A peça, contudo, é oficial. A alegação feita por Regina tem como embasamento a teoria de que a posse do petista seria apenas uma encenação. A atriz também escreveu que Lula não foi eleito por meio de voto popular, mas  por uma articulação conjunta entre o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *