Governo divulga nova lista do trabalho escravo com 19 nomes da Paraíba

Governo divulga nova lista do trabalho escravo com 19 nomes da Paraíba

O Governo Federal, por meio do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), divulgou uma nova atualização da chamada “lista suja” — relação que reúne nomes de empregadores que submeteram trabalhadores a condições análogas à escravidão em todo o país. De acordo com o levantamento, 19 empregadores da Paraíba, entre pessoas físicas e jurídicas, foram incluídos por envolvimento em casos registrados entre 2020 e 2025.

Na Paraíba, os registros ocorreram nos municípios de Campina Grande (8 casos), Cabedelo (4), Taperoá (3), João Pessoa (2), Tacima (1) e Serra Branca (1). As irregularidades foram mais frequentes em atividades ligadas a pedreiras e à construção civil.

Em âmbito nacional, a lista teve a inclusão de 159 novos nomes — um aumento de 20% em relação à última atualização. Entre eles, estão 101 pessoas físicas e 58 empresas. O MTE informou que todos os empregadores tiveram direito a defesa antes da publicação.

A “lista suja” é atualizada duas vezes por ano, em abril e outubro, e tem como objetivo dar transparência às ações de fiscalização e reforçar o combate ao trabalho escravo no Brasil.

Com g1 Paraíba/ Foto: reprodução.