João Pessoa tem péssimo resultado em ranking com as capitais brasileiras considerando cobertura vacinal; confira

João Pessoa tem péssimo resultado em ranking com as capitais brasileiras considerando cobertura vacinal; confira

Um levantamento realizado pela equipe de Inteligência Técnica do Centro de Liderança Pública (CLP) mostra um ranking relacionando as capitais com melhores e piores coberturas vacinais do Brasil. Esse levantamento mostra um péssimo desempenho de João Pessoa, capital paraibana, quando comparada com as demais capitais dos estados brasileiros.

Veja também: Prefeitura paraibana é investigada pelo Ministério Público por suspeita de superfaturamento na compra de caixões; confira

Os dados analisados mostraram que entre 2019 e 2021 houve uma queda substancial na cobertura vacinal no país, sobretudo pelos efeitos da pandemia de Covid-19, que gerou uma reclusão das pessoas em casa, evitando, principalmente, pontos ligados ao tratamento de enfermidades, como hospitais e postos de saúde. Mas a queda foi gerada, em especial, pelas ondas de desinformação ligadas à aplicação de vacinas, sobretudo contra o Corona Vírus, que circularam pelas redes sociais nesse período.

Dentre as capitais brasileira, João Pessoa foi a que apareceu na última posição (27ª), com uma cobertura vacinal de apenas 40,38%, ocupando a posição 383 no ranking geral de municípios, que considera as 410 maiores cidades do Brasil.

Em primeiro lugar aparece a capital do Amazonas, Manaus, com 79,91% de cobertura vacinal, seguida por Brasília, que apareceu com 75,04% de cobertura, e Belo Horizonte na terceira posição com 73,24%.

Veja também: MP investiga funcionários “fantasmas” e nepotismo em Prefeitura da PB

A CLP informa que a taxa de cobertura vacinal considera a percentagem do número de doses aplicadas de vacinas, dividida pela população-alvo daquele município.

O levantamento ainda aponta a cobertura vacinal dos estados brasileiros. O Tocantins é o que aparece com melhor desempenho, com 78,06% de cobertura. A Paraíba aparece na 20ª posição com 65,3%. O Amapá amarga a última posição com apenas 49,06% de cobertura.

A cobertura vacinal nos municípios brasileiros só voltou a crescer em 2022. O levantamento utilizou como fonte o DATASUS.

Confira o mapa:

Ranking das capitais com melhor cobertura vacinal do país (Foto: Divulgação/Reprodução/CLP).
Ranking das capitais com melhor cobertura vacinal do país (Foto: Divulgação/Reprodução/CLP).

 

Foto de capa: Divulgação/Reprodução/Amira Hissa/PBH.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *