Justiça determina o afastamento de prefeito do sertão suspeito de realizar pagamento de aluguel irregular ao seu próprio avô

Justiça determina o afastamento de prefeito do sertão suspeito de realizar pagamento de aluguel irregular ao seu próprio avô

O prefeito de Santana de Mangueira, no Sertão, Nerival Inácio de Queiroz, foi afastado do cargo por decisão judicial. Ele é acusado de improbidade administrativa, por ter alugado um terreno de propriedade de seu avô para servir como local de depósito de resíduos sólidos no município. Os pagamentos continuaram mesmo após o encerramento das atividades no local.. O avô do prefeito, José Inácio da Silva, também é parte demandada no processo judicial.

A decisão, divulgada na segunda-feira (4), determina o afastamento do prefeito do cargo por 90 dias e ordena a indisponibilidade dos bens dos dois acusados, até o limite de R$ 200 mil, para garantir o ressarcimento do dano ao erário e possíveis compensações por danos morais coletivos. O prefeito é acusado de direcionar pagamentos ao seu parente decorrentes de um contrato administrativo que já havia expirado.

A medida liminar foi concedida pelo juiz da Comarca de Conceição, Francisco Thiago da Silva Rabelo. “Isso se deve à maneira inadequada como os recursos públicos do município foram utilizados e ao exercício imprudente e inadequado do mandato eletivo pelo gestor, evidenciando a possibilidade de sua remoção imediata. Diante desse quadro, faz-se necessário antecipar a tutela solicitada, a fim de interromper o desperdício de dinheiro público e corrigir a violação constitucional o mais rápido possível”, argumenta o promotor de Justiça na petição inicial.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *