Lula diz que Petrobras não deve considerar apenas os acionistas

Lula diz que Petrobras não deve considerar apenas os acionistas

O presidente Lula (PT) declarou na segunda-feira (11) que a Petrobras não deve ser vista apenas como uma empresa voltada para os acionistas. A empresa estatal optou por não distribuir dividendos excepcionais – um pagamento adicional que as empresas oferecem aos seus investidores – resultando em uma significativa queda no valor das ações.

“O que eu acho é que a Petrobras, que é uma empresa que o governo tem ascendência sobre ela, é importante ter em conta o seguinte: a Petrobras não é apenas uma empresa de pensar nos acionistas que investem nela. A Petrobras tem que pensar no investimento e pensar em 200 milhões de brasileiros que são donos dessa empresa, ou são sócios dessa empresa”, disse em entrevista ao SBT….

O presidente também criticou o mercado financeiro, que reagiu negativamente à decisão do governo e da Petrobras. A Petrobras perdeu R$ 55,3 bilhões em valor de mercado na 6ª, segundo dados do consultor financeiro Einar Rivero, da Elos Ayta Consultoria. Os papéis ordinários (PETR3) fecharam o dia com queda de 10,37% na B3 (Bolsa de Valores de São Paulo). Os preferenciais (PETR4) caíram 9,14%.

“O mercado é um rinoceronte, um dinossauro voraz. Ele quer tudo para ele e nada para o povo. Será que o mercado não tem pena das pessoas que passam fome? Será que o mercado não tem pena de 735 milhões de pessoas que não têm o que comer?”, declarou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *