Lula se emociona em discurso na COP-28 e chora ao lado de Marina Silva; confira o motivo

Lula se emociona em discurso na COP-28 e chora ao lado de Marina Silva; confira o motivo

O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se emocionou ao discursar no painel “Florestas: Protegendo a natureza para o clima, vidas e subsistência”, na COP-28, neste sábado (02), em Dubai. Na ocasião, Lula estava ao lado da Ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva (Rede Sustentabilidade), e cedeu o seu espaço na tribuna para que ela pudesse falar das ações que o governo têm implantado nas áreas florestais no Brasil para reduzir o desmatamento e a emissão de gases poluentes na atmosfera.

Antes de passar a fala para a Ministra, Lula se emocionou ao quebrar o protocolo na solenidade e apresentar Marina como o nome responsável pelo sucesso da administração ambiental no país: “Nós precisamos de muita coisa. São 28 edições da COP, para que pela primeira vez a floresta viesse falar por si só. E eu não poderia falar da floresta, se eu tenho no meu governo uma pessoa da floresta. A Mariana nasceu na floresta, se alfabetizou aos 16 anos”. Neste momento de sua fala se emocionou e chorou.

Veja também: Governo federal efetiva repasse de R$ 15 bilhões para estados e municípios; confira

Lula prosseguiu dando os créditos maiores à Ministra: “Eu acho que é justo que, para falar da floresta, ao invés de falar o presidente, que é do Estado, e não da floresta, a gente tem que ouvir ela, que é a responsável pelo sucesso da política de preservação ambiental no Brasil”, foi quando se emocionou mais uma vez.

Em sua fala, a ministra retornou os créditos da política ambiental adotada pelo Brasil desde o início do novo governo, contemplado também seus mandatos anteriores à frente do executivo nacional. Marina destacou que no dia da posse presidencial, em 1º de janeiro de 2023, o presidente Lula assinou 10 decretos presidenciais, dos quais 5 eram relacionados ao meio ambiente.

Veja também: Dinheiro na conta: governo federal repassa verba bilionária para recomposição do FPM do último trimestre; confira

Marina destacou que foi feito um plano de prevenção e controle do desmatamento com base em três planos estratégicos: combater as práticas ilegais que destruíam as florestas, fazer o ordenamento territorial e apoio às atividades produtivas sustentáveis. A ministra destacou que esse pleno foi criado no primeiro mandato do presidente Lula, onde ela foi ministra pela primeiro vez, e agora, retornando ao Ministério pela terceira vez, retoma a atividade desse plano de prevenção e controle.

A Ministra destacou as conquistas ambientais durante este novo mandato: “Com esse esforço de vossa excelência, nós já conseguimos, nos 10 primeiros meses do seu governo, reduzir desmatamento que estava em uma tendência de alta assustadora, em 49,5%, evitando lançar na atmosfera, 250 milhões de toneladas de CO2. Se não fossem as suas medidas, teríamos um aumento do desmatamento de 54%, e não uma queda de 49%”, destacou.

 

Foto de capa: Divulgação/Reprodução/Captura de tela/Reprodução/Transmissão Canal GOV.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *