Morre mulher Yanomami fotografada com desnutrição severa; situação de indígenas é crítica

Morre mulher Yanomami fotografada com desnutrição severa; situação de indígenas é crítica

A Urihi Associação Yanomami informou no domingo (22) que uma mulher yanomâmi, que teve sua foto divulgada apresentando grave situação de desnutrição, morreu.  Na foto divulgada para denunciar a crise de saúde dos indígenas, a mulher, com quadro grave de desnutrição, aparece vestindo uma peça de roupa tradicional enquanto é pesada em uma balança com o auxílio de uma outra mulher. O ministro da Justiça, Flávio Dino, vai determinar inclusive a abertura de um inquérito policial para apurar possível crime de genocídio contra os yanomamis.

O Ministério Público Federal alertava para a crise da saúde no território Yanomami desde 2021. Em recomendação de novembro daquele ano, o órgão já cobrava ações do Ministério da Saúde para melhoria no atendimento à população indígena e solicitava a reformulação do plano de trabalho que vinha sendo adotado até então. Como causas para o pedido, destacou a piora nos quadros de desnutrição, mortalidade infantil e malária.

A Urihi Associação Yanomami pediu para que a imagem não seja mais divulgad Gostaríamos de pedir a todos que evitem a partir deste momento o compartilhamento da imagem dela, entendemos a importância de levar ao mundo a situação drástica, mas por questões culturais a sua imagem não poderá mais ser divulgada”, informou a associação.

“Na cultura Yanomami, após o falecimento, não pronunciamos o nome da pessoa, queimamos todos os seus pertences, e não permitimos que fotografias permaneçam sendo divulgadas”, explicou a entidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *