Papa Francisco diz que Lula foi condenado injustamente e que Dilma tem as “mãos limpas”

Papa Francisco diz que Lula foi condenado injustamente e que Dilma tem as “mãos limpas”

Nesta quinta-feira (30), em uma entrevista exibida na rede C5N, na Argentina, o Papa Francisco disse que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi condenado injustamente sem provas e que a ex-presidente Dilma Rousseff (PT)tem “as mãos limpas” e que sofreu um processo de impeachement injusto.

A entrevista em que o pontífice fez a declaração sobre os petistas foi realizada na quarta-feira (29), antes da sua internação em um hospital em Roma devido a dificuldades de respirar.

O Papa Francisco citou Lula e Dilma quando foi questionado sobre o “lawfare”, sistema de justiça de determinado país marcado pela perseguição política de adversários: “O lawfare abre caminho nos meios de comunicação. Deve-se impedir que determinada pessoa chegue a um cargo. Então, o pessoal o desqualifica e metem a suspeita de um crime. Então, faz-se todo um sumário, um sumário enorme, onde não se encontra [a prova do delito], mas, para condenar, basta o tamanho desse sumário. ‘Onde está o crime aqui?’ ‘Mas sim, parece que sim…’ Assim condenaram o Lula”, disse o Papa.

No momento em que o entrevistador citou a cassação de Dilma em 2016 por um “ato administrativo menor”, o pontífice afirmou que ela é “uma mulher com as mãos limpas, uma mulher excelente”.

Para encerar o assunto sobre os brasileiros, o entrevistador disse que “inocentes são condenados”, foi quando o líder religioso enfatizou que, “no Brasil, isso aconteceu com os dois”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *