Para manter deputado eleito pelo PSC, Podemos poderá oferecer presidência do partido

Para manter deputado eleito pelo PSC, Podemos poderá oferecer presidência do partido

O Podemos da Paraíba poderá ganhar novo comando para “segurar” o deputado federal eleito, Romero Rodrigues, no partido que incorporou o PSC, partido do ex-prefeito de Campina Grande. Integrante da base de apoio do governador reeleito, João Azevêdo, o partido deverá perder o deputado federal reeleito, Ruy Carneiro, que já anunciou sua volta ao PSDB, partido ao qual era filiado anteriormente. Leonardo Gadelha, que ficou na suplência da Câmara Federal ainda é uma incógnita.

Por não ter atingido a cláusula de barreira, o PSC extingue-se e consequentemente seus candidatos eleitos não precisarão esperar janela partidária e estão livre para mudar de partido.

Apesar do presidente municipal Júnior Pires considerar que ainda é cedo para desenhar novos cenários dentro do partido, ele disse que estará conversando com todos. “Vamos dialogar com a direção nacional do partido, com a nossa direção estadual, nossos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores filiados, com todo o grupo que compõe hoje o Podemos na Paraíba para podermos ter algum posicionamento e construção para o futuro”.

Em relação à Romero Rodrigues, a adesão automática ao Podemos, poderia estar condicionado à presidência estadual do partido, o que lhe garantiria mais espaço para a tomada de decisões próprias e de forma objetiva, até uma mudança de grupamento político em função do alinhamento do partido com o governador.

No caso da permanência de Romero no Podemos poderia sinalizar para vários cenários na disputa municipal daqui a dois anos em Campina Grande, inclusive segundo analistas mais delirantes numa dobradinha de sua mulher como candidata à vice-prefeita numa possível chapa com a senadora Daniella Ribeiro, que neste ano assumiu o PSD e gerou sua saída do partido.

De outra forma, de uma mudança de alinhamento da legenda em nível estadual e consequente debanda de vereadores e filiados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *