Prefeitura de CG pode não permitir que UFCG construa complexo às margens do Açude Velho; confira detalhes

Prefeitura de CG pode não permitir que UFCG construa complexo às margens do Açude Velho; confira detalhes

Nesta quinta-feira (30), durante a solenidade de inauguração do Natal Iluminado de Campina Grande, o prefeito Bruno deixou escapar informações sobre não acontecer mais a construção do Complexo de Extensão Universitária (CEU) pela Universidade Federal da cidade, que pretende ser erguido às margens do Açude Velho.

A conversa entre o prefeito e um jornalista da administração municipal aconteceu momentos antes da inauguração da estrutura do Natal, justamente no local onde existia o prédio da ACI (recentemente demolido) e que agora abriga um palco para apresentações diversas durante o período natalino.

No local, a Prefeitura pretende implantar, provavelmente algo voltado à praticas de atividades físicas, como uma academia popular, por exemplo.

Secretários revelaram ao jornalista que construir um prédio de grande envergadura, como se propõe a UFCG, iria descaracterizar o Açude Velho, espaço que por Lei não se pode ter novas edificações. Ainda foi constatado que as pessoas presentes aprovaram a demolição do prédio da ACI, que estava sendo utilizado para o consumo de drogas.

As informações é que deve haver um conversa entre Bruno Cunha Lima e Antônio Fernandes, Reitor da UFCG; para a sugestão de construção em outro local.

SOBRE A OBRA

O reitor fez a comunicação da ideia de se construir o Complexo ao presidente da ACI, jornalista João Pinto, dia 17 do mês passado, após reunião com o ministro da Educação Camilo Santana, em Brasília, onde foi conquistado o financiamento para a edificação do citado, através de emenda da Senadora Daniella Ribeiro, além do empenho do vice-governador Lucas Ribeiro. O prefeito universitário da UFCG, Nilton Silva, também esteve neste encontro.

A obra orçada em R$ 18 milhões, além do financiamento do MEC, terá recursos do governo estadual e emendas parlamentares (90% do investimento).

Com projeto considerado inovador, realizado pela Prefeitura Universitária, o CEU terá cerca de 2.500 m² de área construída e abrigará o Museu Digital da UFCG, mirante, restaurante mirante, passarela contemplativa, Livraria UFCG, cafeteria, salas multiuso, auditório, Espaço 360º, sanitários acessíveis, ambientes para a TV e rádio universitárias, ambientes para Associação Campinense de Imprensa (ACI) e escritório para empresas júniores, além da revitalização da pista de skate e do anfiteatro.

O reitor Antônio Fernandes, ao comemorar a conquista, enalteceu a união de forças em prol dos projetos da UFCG e destacou ser “fruto do envolvimento e contribuição institucional para a transformação da sociedade, das realidades como um todo e impulsos ao desenvolvimento regional”, ressaltando que a universidade terá um grande espaço para difusão do conhecimento produzido por meio dos projetos da Extensão e os movimentos artístico culturais da comunidade acadêmica.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *