Projeto prevê reajuste salarial para servidores do Judiciário Federal

Projeto prevê reajuste salarial para servidores do Judiciário Federal

O projeto em análise não trata da remuneração de juízes, desembargadores e ministros de tribunais superiores, mas foca exclusivamente nos servidores das carreiras auxiliares, como técnicos e analistas.
Segundo o Atlas do Estado Brasileiro, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), os servidores do Judiciário Federal — que seriam beneficiados pela proposta — formam o grupo mais bem remunerado do serviço público nacional.

De acordo com o levantamento, a média salarial do setor é de R$ 26,2 mil mensais. Ainda conforme os dados, a União já gastou aproximadamente R$ 40,5 bilhões neste ano com o pagamento de salários, pensões e gratificações em órgãos do Poder Judiciário Federal, segundo informações obtidas pela coluna por meio da ferramenta SIOP.

O relator da proposta, deputado Rafael Prudente (MDB-DF), justificou a medida afirmando que o cenário atual “é inegavelmente grave e exige atenção”. Segundo ele, o Poder Judiciário da União enfrenta, desde fevereiro de 2019, “uma perda significativa de poder aquisitivo”.

Prudente afirmou ainda estar em articulação com o presidente da Câmara, Hugo Motta (MDB-PB), para agilizar a tramitação.
“Estou fazendo gestões junto ao presidente da Câmara para que não passe de amanhã (esta terça, 4). O pessoal está muito agoniado. A gente quer dar celeridade. Estamos prontos para votar a qualquer momento”, disse o parlamentar.

Com metropoles/ Foto: reprodução