Ricardo Coutinho e mais três pessoas são alvos de denúncias envolvendo extorsão

Ricardo Coutinho e mais três pessoas são alvos de denúncias envolvendo extorsão

O ex-governador Ricardo Coutinho (PT) e o irmão Coriolano foram alvo de mais uma denúncia do Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público da Paraíba (MPPB). Eles são apontados como responsáveis por irregularidades na Loteria do Estado da Paraíba (Lotep) durante a sua gestão como governador da Paraíba.

A denúncia, que trata de crimes contra o patrimônio e extorsão, foi protocolada ao longo dessa semana a 2ª Vara Criminal da Capital. Também foram denunciados Pedro Patrício de Sousa Júnior e Alexandre Magno Cândido da Cruz.

De acordo com a peça do Gaeco, o grupo criminoso passou a assumir o controle da Lotep e utilizar o órgão realizando o direcionamento de concessões a empresas de interesse sob pena de rescisões de contratos já estabelecidos para exploração de jogos até demissões, desligamento ou inabilitações.

Um dos exemplos de extorsão teria sido praticado contra um empresário chamado Denylson Machado, que teria sido coagido a comprar trios elétricos em mau estado de conservação de Coriolano para não sofrer represálias.

Nota

Segundo os advogados do ex-governador, a nova acusação acontece no momento em que o nome de Ricardo é cotado para assumir um cargo no novo governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, com intuito de macular sua imagem e atrapalhar as articulações.

A defesa alega ainda que as sequenciais denúncias “só evidenciam, cada vez mais, o Lawfare empreendido por setores do Ministério Público contra Ricardo Coutinho”.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *