Sem aumento desde 2017, Lula anuncia reajuste de até 39% no valor da merenda escolar

Sem aumento desde 2017, Lula anuncia reajuste de até 39% no valor da merenda escolar

Nesta sexta-feira (10), o Governo Federal anunciou que o valor da merenda escolar terá um reajuste que chegará até 39%. Os valores reajustados serão entregues aos estados e aos municípios para que recebam o destino adequado e passem a integrar os valores destinados à alimentação nas escolas públicas. O setor responsável por essa distribuição é o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PENAE).

Desde o ano de 2017, ainda no governo de Michel Temer (MDB), que o valor destinado à merenda escolar não recebe nenhum reajuste, que na época foi de 20%. Durante o governo de Jair Bolsonaro (PL), o ex-presidente chegou a vetar um aumento dessa verba.

De acordo com o Ministério da Educação, 40 milhões de estudantes serão beneficiados com essa medida. O valor destinado será de R$ 5,5 bilhões, sendo um reajuste de 28% para creches, escolas de tempo integral e EJA (Educação de Jovens e adultos e educação especializada; 35% para pré-escolas e educação básica de indígenas e quilombolas e 39% de reajuste para o ensino fundamental e médio.

Ao logo de seu discurso, ao anunciar o aumento, o presidente Lula criticou as gestões que o antecederam neste mandato e criticou o ex-presidente Bolsonaro por não ter realizado nenhum aumento no valor da merenda escolar ao longo de todo o seu mandato, mesmo com os altos índices de inflação.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *