Na manhã desta segunda-feira (18), foi iniciada a primeira etapa da “Operação FAKE LOAN” (Empréstimo Falso) em Curral de Cima (PB), liderada pela Comissão de Combate aos Crimes de Responsabilidade e à Improbidade Administrativa (CCRIMP) e o Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público da Paraíba, com apoio da Polícia Militar e respaldo do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB).
As investigações, baseadas na auditoria do TCE-PB e nas apurações do Ministério Público, revelam possíveis casos de coerção a servidores municipais, especialmente comissionados e prestadores de serviço, para contrair empréstimos consignados, cujos recursos eram predominantemente direcionados aos agentes públicos sob investigação. Os métodos fraudulentos envolviam a manipulação de contracheques dos servidores, inserindo valores fictícios para ampliar indevidamente a margem consignável, e a concessão de gratificações compatíveis com as parcelas dos empréstimos, financiadas pela Prefeitura.
Na fase inicial da operação, três mandados judiciais de busca e apreensão foram cumpridos em endereços ligados a dois investigados, incluindo a Prefeitura Municipal de Curral de Cima. As diligências abrangeram diversos setores da administração municipal.
Com ASCOM TCE-PB