Telegram envia mensagens aos usuários contra o PL das Fake News

Telegram envia mensagens aos usuários contra o PL das Fake News

Após o PL das Fake News ter sua votação adiada, o Telegram enviou mensagem aos usuários nesta terça-feira (9) pedindo para que os usuários falem com parlamentares para que o Brasil continue com uma internet “livre e um futuro livre”.

“A democracia está sob ataque no Brasil. A Câmara dos Deputados deverá votar em breve o PL 2630/2020, que foi alterado recentemente para incluir mais de 20 artigos completamente novos que nunca foram amplamente debatidos”, começa a mensagem enviada pelo Telegram.

Segundo o Telegram, o projeto possibilita que o governo restrinja a liberdade de expressão online ao obrigar os aplicativos a eliminarem de forma antecipada informações ou pontos de vista que sejam considerados “inaceitáveis” pelo governo, bem como suspender serviços de internet sem necessidade de uma ordem judicial.. “Esse projeto de lei torna as plataformas digitais responsáveis por decidir qual conteúdo é ‘ilegal’ em vez dos tribunais— e fornece definições excessivamente amplas de conteúdo ilegal”, explica o comunicado.

No comunicado, a empresa lista os motivos pelos quais se opõe ao PL e destaca que as medidas propostas podem resultar na criação de um sistema de vigilância contínuo, semelhante aos adotados por países com regimes antidemocráticos. Além disso, ressalta que o Brasil já possui leis que tratam das atividades criminosas que o projeto de lei visa abordar.