Banco Central anuncia nova redução da taxa básica de juros, a Selic; confira

Banco Central anuncia nova redução da taxa básica de juros, a Selic; confira

Nesta quarta-feira (13), o Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central, reduziu a taxa básica de juros, a Selic, em 0,5%, passando de 12,25% para 11,75%. Esse é o quarto corte seguido na taxa, que começou a recuar desde agosto desse ano.

A Selic está no patamar mais baixo desde março de 2022, quando atingiu 10,75% ao ano.

O comitê, formado pelo presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, e oito diretores de autarquia, devem definir o patamar a taxa a cada 45 dias. Este foi o último encontro do ano. O comitê ainda sinalizou que podem reduzir a taxa no mesmo percentual (0,5%) nos próximos encontros. A próxima reunião está agendada para os dias 30 e 31 de janeiro.

Veja também: Dilma Rousseff é eleita ‘Mulher Economista 2023’; confira

Sobre a Selic: 

A taxa Selic é a taxa básica de juros da economia brasileira, definida pelo Banco Central. Ela serve como referência para as demais taxas de juros praticadas no mercado e é utilizada para controlar a inflação e regular a economia.

Ela funciona da seguinte forma: Quando o objetivo é estimular o crescimento econômico, o Banco Central pode reduzir a taxa Selic, tornando o crédito mais acessível e incentivando o consumo e os investimentos. Por outro lado, quando há necessidade de conter a inflação, o Banco Central pode aumentar a taxa Selic, encarecendo o crédito e desestimulando o consumo.

 

Foto de capa: Divulgação/Reprodução/Fátima Meira/Futura Press/Estadão Conteúdo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *